Com o passar do tempo, o sorriso tende a sofrer modificações fisiológicas por conta da alimentação e dos hábitos de cada indivíduo. Dentre essas mudanças, o amarelamento ou escurecimento do esmalte dentário é um dos principais motivos pelos quais os pacientes buscam atendimento odontológico.
A seguir, mitos e verdades que você deve saber sobre o
Clareamento Dental:
1) Qual é o melhor Clareamento Dental?
O melhor método de Clareamento Dental é aquele que se adeque as necessidades do paciente.
Diversos fatores devem ser considerados pelo cirurgião-dentista para a escolha do melhor método e qual protocolo seguir, bem como a concentração da substância, quantidade de uso por dia, etc.
Pacientes com a vida muito corrida ou que não conseguem se adaptar a moldeira caseira geralmente optam pelo Clareamento a laser, que é mais rápido, feito em poucas sessões.
Já o clareamento caseiro, feito com moldeira, gera um branqueamento gradual, que gera menos sensibilidade e possui uma maior durabilidade.
Em geral, o que se indica é a associação de ambos os métodos, para que o tratamento seja mais rápido, mais eficaz e duradouro.
2) É possível clarear as restaurações já existentes?
NĀO . A ação do agente clareador não ocorre no material restaurador (ex: resina), apenas em tecido dentário. Isso pode gerar desarmonia entre dentes naturais e restaurados, por isso, é importante verificar a necessidade da troca das restaurações antigas que estejam visíveis no sorriso, para conferir harmonia após o Clareamento Dentário.
3) Alimentos ou líquidos escuros devem ser evitados?
PARCIALMENTE . Esse tipo de alimento deve ser evitado apenas durante o período em que está sendo realizado o tratamento, pois o Peróxido de Hidrogênio, substância responsável pelo clareamento dos dentes, deixa os “poros” dos dentes abertos e, por isso, podem causar machamento. Para os apaixonados por café, este esta liberado quando ingerido em período distante do uso da moldeira (no caso do clareamento caseiro).
4) O Clareamento Dental causa sensibilidade dentária?
DEPENDE . Na maioria dos casos, não, mas a questão da sensibilidade no caso do Clareamento Dental varia de paciente para paciente. Ciente disso, o cirurgião-dentista escolhe o protocolo de dosagem/dia de acordo com a tolerância de cada pessoa, e que pode ser alterada durante todo o processo. Além disso, existem atualmente produtos que evitam ou amenizam ao máximo a sensibilidade, gerando maior conforto ao paciente.
5) O Clareamento estraga o esmalte dos dentes?
NÃO . Até porque não faria sentido corrigir um problema estético com uma técnica que resultaria em dano a saúde do tecido dental. O que o Clareamento faz é quebrar as moléculas de pigmento escuro em moléculas menores, alterando o tom do dente.
6) Receitas caseiras como bicarbonato de sódio com limão, água oxigenada e pastas abrasivas clareiam os dentes?
NÃO . Nenhum desses produtos possui a capacidade de quebrar moléculas de pigmento dental. O que acontece ao usar algum desses produtos é uma abrasão da superfície do dente, removendo a placa bacteriana e gerando uma sensação de dentes mais claros, quando na verdade, você estará lixando o esmalte do seu dente, podendo gerar alta sensibilidade e possíveis problemas no futuro.
Saiba mais sobre:
Clareamento dental em fortaleza é na Odontoestéticabillrola!
Ao lado está nossa reportagem que saiu recentemente na revista VEJA e EXAME , sobre nossa clínica e toda a parte de Lentes de Contato Dentais e Harmonização Facial que realizamos em nossa clínica.