1. O que é um implante dentário?
O implante dentário é um pino de
titânio
que se assemelha a um parafuso e funciona como a raiz do dente. Esse suporte é cirurgicamente
introduzido no osso maxilar (dentes de cima) ou mandibular (dentes de baixo) e possibilita a colocação do dente artificial depois que ocorrer a integração óssea do pino.
2.Como é a colocação?
A colocação do implante dental é feita através de uma cirurgia com uso de anestesia local convencional . A duração do procedimento depende da quantidade de implantes a serem realizados. Normalmente a colocação de 1 implante demora por volta de apenas 30 minutos.
Após cerca de 3 meses da colocação do implante, o paciente retorna ao consultório para uma segunda consulta. Nessa consulta o dentista faz uma pequena incisão para expor o pino e então poder colocar o dente artificial no suporte.
3.Dói muito para colocar?
Os pacientes relatam que a dor da colocação do implante é similar à da remoção de um dente, como a extração de um siso por exemplo. No entanto, analgésicos comuns geralmente são prescritos para maior conforto dos pacientes.
4.Já saio da cirurgia com as próteses?
Normalmente não. Depois do suporte de titânio ser introduzido, ele necessita de tempo para que ocorra a osseointegração , que é quando o osso envolve e se integra ao implante e garante a sua segurança. Apenas após 60 a 90 dias que o dente artificial vai poder ser instalado sobre o suporte.
5.Todas as pessoas podem receber o implante?
Existem algumas circunstâncias nas quais é contraindicada a colocação de implantes. Algumas delas são: pacientes com histórico de infarto, insuficiência cardíaca, valvulopatias, câncer desenvolvido, hemofilia, anemia, osteoporose, diabetes e AIDS.
6.Fumantes podem colocar implantes dentários?
Fumantes que desejam realizar o procedimento deverão passar por um período de abstinência de pelo menos 15 dias anteriores à cirurgia e 3 semanas posteriores. Além disso, o paciente deverá ter o acompanhamento de seu dentista até que este o declare apto a receber o implante.
7.Qual o melhor momento para fazer o implante?
Quanto maior o tempo entre a extração do dente e a colocação do implante, maior a chance de precisar de alguma técnica de reconstrução da gengiva ou osso ao redor do suporte. Por isso, o melhor momento para fazer a implantação é o mais rápido possível
depois da remoção do dente original.
8.Quais os cuidados necessários depois do implante?
O paciente deve sempre manter uma boa higiene bucal
, escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio dental diariamente. Além disso é recomendado o uso de escovas interdentais, que ajudam a fazer uma limpeza mais profunda e atingir as áreas em volta do implante. É aconselhável também que o paciente evite mastigar alimentos muito duros para diminuir a chance de quebrar alguma coroa. E claro, a consulta regular
ao dentista é essencial para a manutenção dos implantes e para a prevenção de problemas futuros.
9.Quais as vantagens do implante dental?
O implante , por ser integrado ao osso, é muito estável e não causa desconforto ou insegurança. Ao contrário de dentaduras ou próteses normais, o implante não escorrega ou muda de posição dentro da boca. Com isso, o paciente pode comer, falar e realizar todas as funções tranquilamente , sem correr o risco de passar por situações constrangedoras e humilhantes. Em adição, após o período de recuperação da cirurgia, o implante não causa mais nenhuma dor ou problema de adaptação. Apesar de serem mais caros do que os outros métodos de substituição de dentes, os implantes dentários são muito seguros e duram até 20 anos ou mais.
Se você é de Fortaleza- Ceará e quer saber mais sobre implantes dentários , clique no link do nosso Whatsapp para agendar uma consulta de avaliação e planejamento.
Ao lado está nossa reportagem que saiu recentemente na revista VEJA e EXAME , sobre nossa clínica e toda a parte de Lentes de Contato Dentais e Harmonização Facial que realizamos em nossa clínica.