Clareamento dental é um procedimento estético bastante procurado pelas pessoas e que promove autoestima e bem-estar ao paciente.
Sabemos que além da estética, a saúde bucal também é muito importante.
Por isso, neste post, iremos dar algumas orientações e informações básicas para que você se sinta ainda mais seguro e confiante ao realizar o tratamento de clareamento dental.
Como todo e qualquer tratamento em saúde, o auxílio de um especialista é indispensável.
Com os procedimentos odontológicos não é diferente. A escolha do melhor dentista é fundamental para a segurança do paciente e eficácia do resultado.
Não se deve confiar em procedimentos que não sejam comprovados cientificamente e sem orientação médica. Tais procedimento podem comprometer a sua saúde bucal e não é isso que você deseja.
Somente um especialista saberá indicar o método ideal para cada paciente, levando em consideração a sua saúde e sua disponibilidade.
Como já sabemos, os dentes escurecem ao longo do tempo, isso é fisiológico. Um dos fatores que contribuem para esse escurecimento, são os hábitos alimentares. Existem vários alimentos que causam manchas nos dentes e que devem ser evitados (em parte) durante o processo de clareamento. Dentre eles:
açaí;
café;
bebidas escuras;
refrigerante.
Muitos desses alimentos são ricos em pigmentos e têm capacidade de causar manchas.
Alimentos muito ácidos também podem aumentar a porosidade dos dentes, os tornando mais suscetíveis ao escurecimento.
Além dos alimentos citados acima, o cigarro também é um grande causador de manchas nos dentes , devido à elementos presentes em sua composição.
Atualmente existem dois principais métodos científicos de clareamento dental. E vamos agora conhecer cada um deles:
Clareamento caseiro supervisionado
O tratamento caseiro - como o nome já diz - é feito pelo próprio paciente, com o acompanhamento do especialista.
Nessa técnica, o dentista irá passar uma seringa com gel e uma moldeira personalizada para o paciente aplicar o produto diariamente em sua casa.
A potência do produto e o tempo de aplicação vai variar para cada paciente.
O período deste tratamento é em torno de 3 a 5 semanas, mas isso varia de pessoa para pessoa.
Clareamento a Laser
O clareamento a laser é feito em consultório e é mais rápido que o tratamento caseiro.
Nesta técnica, o efeito já pode ser notado após a 1o sessão.
O tempo médio desse tratamento é por volta de 2 a 3 sessões, mas isso também varia de paciente para paciente.
É importante saber que o efeito do clareamento é duradouro, mas não irá durar a vida toda, e recidiva mais rapidamente se o paciente descuidar quanto aos hábitos alimentares e de higiene.
Sabendo disso, é importante ressaltar que a higienização diária é fundamental para manter os dentes brancos.
Além disso, ingestão de comidas menos pigmentadas e livres de corantes sintéticos, higienizar os dentes após o consumo de alimentos deste tipo a fim de prolongar o efeito do clareamento, conservar a estética e manter a saúde bucal.
Alguns tratamentos que podem ser feitos para melhorar ainda mais a estética após um clareamento dental, são:
- Reanatomização com Resina Composta
Estas foram as principais informações sobre o c lareamento dental. Na dúvida, consulte seu médico ou comente aí embaixo e responderemos sua pergunta.
Caso esteja em busca de clareamento dental em Fortaleza e queira entrar em contato conosco, envie uma mensagem para o nosso Whatsapp, estaremos prontos para atendê-lo!!
Ao lado está nossa reportagem que saiu recentemente na revista VEJA e EXAME , sobre nossa clínica e toda a parte de Lentes de Contato Dentais e Harmonização Facial que realizamos em nossa clínica.