Sem dúvidas os alinhadores invisíveis ganham a popularidade, conquistaram a mídia e se tornaram muito bem vistos ultimamente, onde muitas pessoas já possuem conhecimento à respeito do sistema ortodôntico invisível.
Os aparelhos invisíveis transparentes, como costumam ser conhecidos, costumam ser bastante utilizados por pacientes adultos, que dão preferência à opção discreta que a ortodontia tradicional trouxe, além também de serem preferência de alguns adolescentes. Toda essa popularidade se dá por conta da inovação proporcionada pelos aparelhos invisíveis (alinhadores dentais transparentes).
Mas, mesmo sendo tão popular por conta de sua descrição, ainda existem pessoas que preferem os aparelhos antigos ou sequer cogitam a opção do aparelho invisível por conta de mitos ou falta de informação. Conheça a seguir os principais mitos e verdades acerca do uso do aparelho invisível, que sem dúvidas mudarão sua opinião.
1.
Os alinhadores precisam ficar o tempo todo na boca para que os resultados sejam obtidos
Mito. A principal característica do alinhador invisível é que ele é removível. Diferente da opção de aparelho ortodôntico tradicional, que não pode ser removido para alimentação ou escovação dos dentes, o alinhador de dentes invisível pode facilmente ser removido.
Mas, isso não significa que você tenha que evitar alguns alimentos ou que tenha que ter cuidados diferenciados com a alimentação. Porém, para que o tratamento tenha o resultado desejado, é preciso que o alinhador invisível permaneça na boca por pelo menos 22 horas todos os dias.
2. É preciso escovar os dentes após cada refeição
Verdade, aliás não restam dúvidas com relação à escovação após as refeições. Se você está utilizando um aparelho ortodôntico ou não, um alinhador invisível ou não recomenda-se sempre a escovação dos dentes após as refeições. Mas, durante o tratamento será necessário ter ainda mais cuidado com a higiene bucal para evitar o surgimento de cárie.
A escovação adequada, assim também como o uso do fio dental precisam ser conscientes e se você passa muito tempo fora de casa, é necessário ter na bolsa uma escova de viagem. Além disso, a escovação adequada proporciona muito mais conforto.
3. O alinhador invisível precisa de mais tempo para proporcionar o resultado desejado
Mito. O sistema de alinhamento invisível não é mágico é claro, e também não proporcionará um resultado de alinhamento da noite para o dia, pois o alinhamento dos dentes é um processo que leva tempo. Mas, o alinhamento invisível proporciona esse alinhamento em um tempo mais curto do que os demais sistemas ortodônticos tradicionais, além de ter o tempo previsto no início do tratamento.
4. O sistema de alinhamento invisível é indolor para quase todos os pacientes
Mito. Praticamente todos os pacientes relatam não sentir dores com o uso do tratamento ortodôntico invisível. Mas, existem alguns pacientes que relataram desconforto com os alinhadores invisíveis nos primeiros dias de uso, o que realmente pode ocorrer por conta da pressão que o aparelho faz na arcada dentária para alinhá-lo, mas não existem casos em que esse desconforto tenha durado mais de três dias.
5. O alinhamento invisível não é para todos os pacientes
Verdade. O alinhamento invisível trata problemas comuns, como dentes sobrepostos, espaços entre os dentes e outros. Mas, existem alguns problemas que são mais complexos, que não podem ser tratados com o uso do alinhamento invisível.
6. Os Alinhadores invisíveis são sempre mais caros do que a ortodontia tradicional?
Mito. Uma das maiores perguntas que recebemos é: Quanto custa os alinhadores invisíveis? Sempre respondemos, depende de cada caso pois varia com o número de alinhadores que cada paciente necessita e a complexidade de caso, mas hoje em dia, com toda a tecnologia 3D que dispomos para fabricar os alinhadores invisíveis em fortaleza, conseguimos deixar o custo do tratamento bem parecido com a ortodontia tradicional.
Caso tenha interesse em agendar uma avaliação e planejamento dos alinhadores, clique no botão do WhatsApp ao lado.
Nos vemos em breve!
Ao lado está nossa reportagem que saiu recentemente na revista VEJA e EXAME , sobre nossa clínica e toda a parte de Lentes de Contato Dentais e Harmonização Facial que realizamos em nossa clínica.